Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

EM 15 DE NOVEMBRO DE 1889, MARECHAL DEODORO DA FONSECA PROCLAMOU A REPÚBLICA NO BRASIL. É O REGIME POLÍTICO QUE ESTAMOS ATÉ HOJE. A PARTIR DESTA DATA, O GOVERNO PASSOU A SER DE MONARQUIA (ONDE O GOVERNO BRASILEIRO PASSAVA DE PAI PARA FILHO) E PASSOU A SER UMA REPÚBLICA (ONDE O POVO ESCOLHE O SEU REPRESENTANTE) COM O NOME DE REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
NAQUELE DIA, UMA TROPA DO EXÉRCITO LIDERADA POR DEODORO DA FONSECA, SAIU AS RUAS DO RIO DE JANEIRO. A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO SABIA DE NADA E PENSAVA QUE ERA APENAS UM DESFILE MILITAR, MAS, OS MILITARES SE DIRIGIAM PARA O PALÁCIO DO CATETE, TIRANDO O IMPERADOR D.PEDRO II DO PODER. ERA O INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA, EMBORA SEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR.
NO INÍCIO DA REPÚBLICA, O BRASIL PASSAVA POR MUDANÇAS SOCIAIS. OS CENTROS URBANOS CRESCERAM E NÃO TINHA MAIS ESTRUTURA PARA ABRIGAR TANTA GENTE. NOS CAMPOS, A MISÉRIA E A OPRESSÃO PROSSEGUIAM.
NUM PRIMEIRO MOMENTO DA REPÚBLICA, O BRASIL FICOU CONCENTRADO NAS MÃOS DAS OLIGARQUIAS (GRUPOS ECONÔMICOS QUE SE REVEZAVAM NO PODER), CAFEICULTORES DE SÃO PAULO E CRIADORES DE GADO DE MINAS GERAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário