Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

VERTEBRADOS: ANFÍBIOS

A PALAVRA ANFÍBIO, PROVENIENTE DO GREGO amphibios, SIGNIFICA "DUPLO TIPO DE VIDA". FOI PORTANTO, O TERMO ESCOLHIDO PELOS CIENTISTAS PARA SE REFERIR À CLASSE DE ANIMAIS QUE PASSAM PARTE DA VIDA NA ÁGUA E PARTE EM TERRA.
 
OS ANFÍBIOS FORAM OS PRIMEIROS VERTEBRADOS A VIVER EM TERRA FIRME. HOJE OS REPRESENTANTES MAIS CONHECIDOS DESSES ANIMAIS SÃO OS SAPOS, AS RÃS, AS PERERECAS, AS SALAMANDRAS E AS COBRAS-CEGAS.
 
OS ANFÍBIOS APRESENTAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: TEM A PELE ÚMIDA, SEM ESCAMAS; POSSUEM DOIS PARES DE PATAS; EM SUA MAIORIA SÃO OVÍPAROS; SOFREM METAMORFOSE; NA FASE DE LARVA RESPIRAM POR BRÂNQUIAS E NA FASE ADULTA RESPIRAM POR PULMÕES E PELA PELE; POSSUEM SISTEMA DIGESTÓRIO; SÃO PECILOTÉRMICOS (A TEMPERATURA DO CORPO VARIA COM A DO AMBIENTE); APRESENTAM VÁRIOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS COMO OLHOS, OUVIDOS, PELE E CORPÚSCULOS GUSTATIVOS.
 
REPRODUÇÃO: OS MACHOS PRODUZEM ESPERMATOZOIDES ATRAVÉS DE TESTÍCULOS E A FÊMEA PRODUZ ÓVULO ATRAVÉS DO OVÁRIO. NO SAPO A FECUNDAÇÃO É EXTERNA. A SALAMANDRA APRESENTA FECUNDAÇÃO INTERNA. A MAIORIA DAS COBRAS-CEGAS TAMBÉM TEM FECUNDAÇÃO INTERNA.
 
CLASSIFICAÇÃO:
 
ANUROS (= SEM CAUDA). EXEMPLOS: SAPOS, RÃS E PERERECAS.
 
URODELOS (= COM CAUDA). EXEMPLOS: SALAMANDRAS E TRITÕES.
 
ÁPODES (= SEM PERNAS). EXEMPLO: COBRAS-CEGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário