Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

ÁFRICA DO SUL: DOMINAÇÃO, APARTHEID E MANDELA (PARTE 01)

FONTE: PORTAL POSITIVO

Povos da África do Sul

A África do Sul era uma vasta região, habitada por diversos povos*. Cada um tinha trajetória, características, costumes, língua e religião próprios. Apesar da vastidão territorial, nem todas as terras sul-africanas eram férteis. Algumas eram excelentes para pastagens, o que levou diversos povos dali a se dedicarem à criação de gado. Conheça a seguir alguns desses povos.
Os Khoikhoi ("homens de homens") eram um povo pastoril, criador de ovelhas, cujo gado era a maior riqueza, pois fornecia alimento – leite ou carne – couro e transporte. Os holandeses passaram a chamá-los de hotentotes.
Os Xhosa eram outro povo cuja economia estava concentrada no cultivo de gado. Quando crianças, seus membros eram pastores; quando adultos, eram guerreiros e donos de rebanhos. As mulheres dedicavam-se à agricultura, cultivando sorgo, painço, batata-doce, feijão e ervilha. O grupo era dividido em clãs, coordenados por chefes. Destacavam-se nesse cargo os que tinham melhor oratória nos debates em comunidade. No âmbito da religião, acreditavam em espíritos, que eram relacionados a animais, plantas ou forças da natureza.
Já os San eram grupos de caçadores e coletores nômades. Como um leitor lê um texto, eles liam a terra e a vegetação, percebiam as trajetórias dos animais, observam-nos e caçavam-nos com flechas envenenadas. Raízes, frutas, mel, lagartas, larvas e insetos (como cupins e gafanhotos) eram seus alimentos. Os bôeres chamavam-nos de boschjesmans (bosquímanos), que significa "exploradores da mata".

* Os povos da África do Sul compreendem muitas raças, línguas, religiões, costumes e estilos de vida. (...) O grupo mais numeroso é o africano, composto na sua maior parte por habitantes de língua banto. Compreende quatro grupos linguísticos principais. O mais numeroso é o dos que utilizam a língua nguni, que compreende os Zulu, os Xhosa, os Nbedele e os Suazi. Em seguida vem o dos habitantes tsuana, que compreende os Tsuana, os Pedi e os Soto meridionais. Os outros dois restantes são os Venda e os Shangaantsonga. (MURRAY, Jocelyn. África: o despertar de um continente. v. 2. Madri: Edições del Prado, 1997. p. 206.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário