Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2014

HISTÓRIA DO BRASIL: CAPITANIAS HEREDITÁRIAS


O governo português não dispunha de recursos para colonizar todo o Brasil, por isso resolveu utilizar o sistema de CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
Capitanias hereditárias foi a divisão do Brasil em 15 lotes de terra que foram dadas as pessoas chamadas donatários.
As capitanias eram doadas, mas o governo português tinha o direito de exigir as terras de volta.
Os donatários deveriam iniciar a colonização da terra usando seus próprios recursos.
Eles tinham direitos e deveres, que eram determinados na carta de doação da capitania.
DIREITOS: Escravizar e vender índios; distribuir terras aos colonos para desenvolver a agricultura; cobrar impostos sobre os produtos da terra; aplicar as leis aos colonos e índios.
DEVERES: colonizar a capitania; fundar vilas; defender a terra contra o ataque de estrangeiros; desenvolver a agricultura e a pecuária; proteger os colonos.
Somente duas capitanias prosperaram: a de Pernambuco e a de São Vicente.
A capitania de Pernambuco, além de ser bem administrada por Duarte Coelho, prosperou por causa do cultivo da cana-de-açúcar. A de São Vicente prosperou por causa dos grandes investimentos feitos pelo Martim Afonso.
As outras fracassaram por vários motivos: falta de recursos dos donatários, ataques de índios e franceses, falta de pessoas para colonizar, desinteresse de alguns donatários; falta de apoio da coroa portuguesa, grande extensão de lotes de terra.
Apesar do fracasso de muitas capitanias, elas foram importantes porque impediram que estrangeiros tomassem posse do território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário