Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de julho de 2014

HISTÓRIA DO BRASIL: GOVERNO - GERAL


Por causa do fracasso da maioria das capitanias hereditárias, o rei de Portugal, d. João III, resolveu criar um governo geral no Brasil.
Esse governo ficou responsável por todas as capitanias.
O 1º governador-geral foi TOMÉ DE SOUSA, que governou de 1549 a 1553. Vieram junto com Tomé, os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega. Principais fatos: Fundação de Salvador, a primeira capital do Brasil; Desenvolvimento das lavouras de cana-de-açúcar no Nordeste e construção de engenhos; Criação do primeiro bispado; Início da criação de gado no Nordeste.
O 2º governador-geral foi DUARTE DA COSTA. Com ele vieram outros jesuítas, entre os quais estava o padre José de Anchieta. No governo de Duarte aconteceram muitos conflitos, como a revolta dos índios contra os colonos, que queriam escravizá-los. Os jesuítas eram contra a escravidão e defendiam os índios, por isso, jesuítas e colonos brigavam muito; O Rio de Janeiro foi invadido pelos franceses que se uniram aos índios contra os portugueses e fundaram. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios. O fato mais importante do governo de Duarte foi a fundação do Colégio São Paulo, pelos jesuítas, em 1554. Esse colégio deu origem a cidade de São Paulo.
O 3º governador-geral foi MÉM DE SÁ. Principais fatos: fim da Confederação dos Tamoios; fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565; expulsão dos franceses do Rio de Janeiro em 1567. O governo dele foi muito bom trazendo grande desenvolvimento para a produção açucareira e o comércio. Após a morte de Mém de Sá, Portugal dividiu o Brasil em dois governos: o do norte com sede em Salvador e do sul com sede no Rio de Janeiro.
A partir de 1578, o Brasil voltou a ter um só governo, com a capital em Salvador.
Mais tarde, os governadores-gerais passaram a ser chamados de vice-reis.
O Brasil foi governado por vice-reis até a chegada da família real em 1808.

Nenhum comentário:

Postar um comentário