Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

BRASIL: CONFLITOS DA REPÚBLICA VELHA

REVOLTA DA VACINA (1904): OSWALDO CRUZ COLOCOU SEU PLANO DE VACINA OBRIGATÓRIA EM PRÁTICA NO RIO DE JANEIRO. OS EFEITOS DA VACINA ERA DUVIDOSO. MILITARES SE APROVEITARAM DA SITUAÇÃO PARA ORGANIZAR OPOSIÇÃO AOS PAULISTAS.

GUERRA DOS CANUDOS (1892 - 1896): O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NO BRASIL FOI DE FORMA DIFERENCIADA. A DECADÊNCIA NORDESTINA SE ACENTUOU COM A CRISE ECONÔMICA DE 1870, FICANDO SEM TRABALHO E LUGAR PARA FICAR, OU SEJA, ABANDONADOS. EM CANUDOS, ARRAIAL NO INTERIOR DA BAHIA, ANTÔNIO CONSELHEIRO JUNTOU MILHARES DE SEGUIDORES, ALARMANDO FAZENDEIROS, O CLERO E AUTORIDADES. FORAM MOBILIZADOS FORÇAS PARA COMBATER O ARRAIAL.

GUERRA DO CONTESTADO (1912 - 1916): NO SUL DO BRASIL, A POPULAÇÃO POBRE SOFREU COM A MODERNIZAÇÃO. POSSEIROS FORAM EXPULSOS DE SUAS TERRAS. OS LATIFUNDIÁRIOS AUMENTARAM SUAS PROPRIEDADES. ESSA SITUAÇÃO DE CRISE DEU ORIGEM A ESSE MOVIMENTO. OS LÍDERES DO MOVIMENTO FORAM TRATADOS COM VIOLÊNCIA PELOS PODERES CONSTITUÍDOS.

REVOLTA DA CHIBATA: NA MARINHA BRASILEIRA, A LEI DA CHIBATA ERA UM CASTIGO AOS MARINHEIROS POR QUALQUER ATITUDE CONSIDERADA INDISCIPLINADA. SOB A LIDERANÇA DE JÂNIO QUADROS, MARINHEIROS DO NAVIO DE NOME MINAS GERAIS SE REBELARAM E ASSUMIRAM O COMANDO DA EMBARCAÇÃO, MATANDO VÁRIOS OFICIAIS. ELES QUERIAM O FIM DA LEI DA CHIBATA. AMEAÇARAM BOMBARDEAR O RIO DE JANEIRO. DE INÍCIO, AS REIVINDICAÇÕES FORAM ACEITAS, MAS DEPOIS FORAM CASTIGADOS. DE POSITIVO,RESULTOU NO FIM DA CHIBATA NA MARINHA.

MOVIMENTO OPERÁRIO: ESSE MOVIMENTO CONTOU TAMBÉM COM IMIGRANTES QUE VINHAM TRABALHAR NAS FÁBRICAS, PRINCIPALMENTE, NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO. ELES TINHAM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. AS PRIMEIRAS ORGANIZAÇÕES OPERÁRIAS FORAM AS ASSOCIAÇÕES MUTUALÍSTICAS QUE TINHAM O OBJETIVO DE AJUDAR OS OPERÁRIOS EM CASO DE MORTE, DOENÇA, PERDA TEMPORÁRIA DE TRABALHO. O AUGE FOI A GRANDE GREVE DE 1917. UM SAPATEIRO FOI MORTO PELA POLÍCIA. O GOVERNO NÃO CONSEGUIU ACABAR COM O MOVIMENTO, MESMO COM GRANDE REPRESSÃO E TIVERAM QUE NEGOCIAR. DEPOIS DA GREVE, A VIGILÂNCIA OPERÁRIA SE INTENSIFICOU. A QUESTÃO OPERÁRIA ERA VISTA COMO CASO DE POLÍCIA.

LEVANTE DO FORTE DE COPACABANA: MARCOU O INÍCIO DO TENENTISMO. JOVENS OFICIAIS FORAM CONTRA A PRISÃO DO MARECHAL HERMES DA FONSECA E O FECHAMENTO DO CLUBE MILITAR. EM 05 DE JULHO DE 1922, OFICIAIS DISPARAM OS CANHÕES DO FORTE DE COPACABANA EXIGINDO A RENÚNCIA DO PRESIDENTE RECÉM ELEITO. O ALTO COMANDO ORGANIZOU UMA AÇÃO MILITAR CONTRA OS REBELDES. A MAIORIA DOS OFICIAIS SE ENTREGARAM, MAS UM PEQUENO GRUPO RESOLVEU ENFRENTAR. ESSE EPISÓDIO FICOU CONHECIDO COMO 18 DO FORTE DE COPACABANA. 18 PORQUE FOI O NÚMERO DE OFICIAIS QUE RESISTIRAM.

REVOLUÇÃO DE 1930: O FATO QUE LEVOU A REVOLUÇÃO DE 1930 FOI A DISSIDÊNCIA OLIGÁRQUICA: WASHINGTON LUÍS ROMPEU O ACORDO DA POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE COM MINAS GERAIS E INDICOU OUTRO SUCESSOR PAULISTA, JÚLIO PRESTES. AÍ, O GOVERNO MINEIRO COMEÇOU A APOIAR GETÚLIO VARGAS. NAS ELEIÇÕES, JÚLIO PRESTES VENCEU. A DERROTA DE GETÚLIO VARGAS FEZ COM QUE GRUPOS REVOLTOSOS, APOIADOS POR MILITARES, TOMASSEM O PODER EM VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL. UMA JUNTA MILITAR DERRUBOU O GOVERNO DE WASHINGTON LUÍS E ENTREGOU O PODER A GETÚLIO VARGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário