Pesquisar este blog

domingo, 2 de abril de 2017

Ciências / Geografia: O Universo.

No Universo tem estrelas, planetas, cometas, satélites, meteoritos, asteroides, etc. Aqui trago algumas informações sobre isso.

 - Para evitar números muito grandes, as distâncias astronômicas são medidas em ano-luz.

 - Corpo luminoso: possui luz própria. Exemplo: o Sol.

 - Corpos iluminados: não possuem luz própria. Exemplos: planetas e satélites.

 - As estrelas são enormes bolas de gás, em elevadíssimas temperaturas. O Sol é uma estrela e é a única estrela que conseguimos ver de dia. O brilho da estrela é de acordo com a distância que ela está da Terra. Algumas estrelas só podem ser vistas no Hemisfério Sul como a constelação do Cruzeiro do Sul. Existem bilhões de estrelas. 

 - Os planetas que giram em torno do Sol fazem parte do Sistema Solar. Eis os nomes dos planetas, em ordem de distância do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão é considerado Planeta-anão. O planeta Vênus é muito confundido com estrela por ser muito brilhante. O planeta Marte é conhecido como planeta vermelho.

 - Satélite gira em torno dos planetas. A Lua é o único satélite natural do Planeta Terra. 

 - Os asteroides possuem diâmetro de até mil quilômetros. São constituídos, geralmente, de rocha, carbono e metal.

 - Os meteoritos são menores que os asteroides. Quando entram na atmosfera terrestre em grande velocidade, os meteoritos se aquecem em virtude do atrito com o ar e é isso que populares chamam de estrela-cadente. Acredita-se que um meteorito caiu no México há 66 milhões de anos, provocando uma cratera de 200 quilômetros, levantando nuvem de vapor e poeira que impediu a luz solar de chegar a Terra por dois anos, causando o desaparecimento dos dinossauros. 

 - Cometas: formados por gelo, minerais e materiais voláteis, como dióxido de carbono, gás metano, entre outros. Tem núcleo, cauda e coma.  

 - O nome da nossa galáxia é Via-Láctea e é onde fica o Sistema Solar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário