Pesquisar este blog

domingo, 16 de abril de 2017

História: As espécies dos hominídeos.

AUSTRALOPITHECUS (macacos do sul): Os Australopithecus é o primeiro ancestral da espécie humana conhecida. Eram baixos (cerca de um metro e vinte de altura), peludos e encurvados. Se pareciam com macacos. Imagina-se que tenham surgido entre 6 milhões e 4 milhões de anos. Existiram várias espécies de australopithecus: robustus, anamensis, afarensis, africanus, garhi e boisei. Viviam na parte sul e oriental da África. Se alimentavam de vegetais. Não fabricavam nenhuma ferramenta. A mais conhecida ossada de Australopithecus foi encontrada em 1974 na Etiópia, tinha 3,5 milhões de anos, era fêmea adulta e recebeu o nome de Lucy.

 - Australopithecus garhi: foram os primeiros a fazer uso de instrumentos, com os quais modificaram os hábitos alimentares, fazendo maior uso da carne.

HOMO RUDOLFENSIS: São considerados a espécie mais antiga do gênero Homo, mas eram ainda muito diferentes de nós.

HOMO HABILIS (homem habilidoso): fabricavam toscas de pedra para serem usadas como ferramenta e arma. Tamanho do cérebro aumentado. Caçavam pequenos animais. Surgiram há cerca de 2 milhões de anos. Viviam em grupos de até 20 indivíduos. Os alimentos apanhados na coleta provavelmente eram divididos numa reunião de todos os membros do bando, o que contribuía para aumentar a comunicação entre os indivíduos, mesmo que limitada, pois se fazia por gestos e gritos e não por palavras.

HOMO ERECTUS (homem ereto): Foi o primeiro gênero humano a sair da África e a povoar a Europa e a Ásia. Utilizavam artefatos (instrumentos de pedra, lanças, arpões, machados com cabo) e eram hábeis caçadores. Caçavam em grupos. Foram os primeiros a utilizar o fogo. Possuíam a cabeça e a coluna vertebral alinhadas.

HOMO SAPIENS (homem que pensa): Se divide em Homo de Neanderthal (ou neanderthalensis) e Homo Sapiens Sapiens

 - HOMO DE NEANDERTHAL: Aparência física era muito semelhante a nossa. Viviam em comunidade, fabricava instrumentos de pedra, osso e madeira. Foi a primeira espécie a enterrar seus mortos e o fazia com rituais e oferendas.

 - HOMO SAPIENS SAPIENS (homem que pensa, que pensa): É o grupo a qual pertencemos. Surgiu há cerca de 100 mil anos. Único hominídeo existente na Terra hoje. Tem todas as habilidades dos hominídeos anteriores, mas sua maior conquista foi a capacidade de se expressar por pinturas, desenhos e esculturas. Inventaram a escrita. 

Vale ressaltar que os primeiros homens eram NÔMADES, ou seja, se mudavam de uma região para outra sempre que os recursos acabavam de um local. Com o passar do tempo, se tornaram SEMI NÔMADES, isto é, mudavam de local e num determinado momento voltavam para o local onde já viviam. E depois disso, se tornaram SEDENTÁRIOS, ou seja, passaram a ter moradia fixa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário